sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Visitando um recém-nascido

É realmente incrível como a chegada de um bebezinho muda o astral da família inteira, minha prima Andrea, que é seguidora aqui do blog,  teve seu filhote ontem. O Rafinha nasceu forte e saudável e fez uma mobilização de todo mundo da família, querendo fotos e expressando uma alegria que só mesmo esse momento magico pode proporcionar. 
Então, resolvi aproveitar o nascimento do Rafinha pra fazer um post de dicas de visitas à puerpera e ao recém nascido.
Vamos às dicas:

1) Se sua saude não estiver 100%, não vá. 
Pra mim, essa regra é primordial. Se você (ou qualquer outra pessoa que fosse com você visitar o bebê) estiver tossindo, espirrando, com nariz escorrendo, entupido, mesmo que você ache que seja apenas uma alergia: não vá. Os bebes são muito mais vulneráveis a qualquer tipo de doença, e o que pode ser apenas um resfriadinho de nada em um adulto ou em uma criança mais velha pode virar uma pneumonia num bebe recém -nascido. Lembre-se, você vai poder conhecer o bebe depois que melhorar!

2) Não de conselhos.
Eu não disse palpites por que achei que poderia ficar muito rude, mas a ideia é bem essa mesmo! O momento do nascimento, os primeiros dias com o bebe, são períodos de muita insegurança para a mãe. Não vai ajudar em nada você ficar dizendo o que a sua prima, tia, vizinha, amiga ou até mesmo o que você fez nesses dias. Sempre que perceber que a mamãe esta insegura, aconselhe a conversar com um profissional da área. Fale que a insegurança é normal, que todo mundo se sente assim e que ela não deve ter vergonha de perguntar nada no dia da consulta é muito mais válido do que correr o risco de dar algum conselho que não se aplique naquele momento. 
Outro ponto importante é não desanimar a mãe. Se ela comentar que o bebe tem ficado a noite inteira acordado mamando, em nada vai ajudar você dizer: então se prepara que você não vai dormir pelos próximos dois anos! Que tal, ao invés disso, você dizer: mas olha como ele esta grandão! É o seu leite que esta fazendo isso por ele! Você esta sendo uma ótima mãe! Parabéns! 
Com certeza, você vai ter contribuído muito mais!!

3) A higiene pessoal de quem visita o bebe deve ser 100%. 
Você esta chegando da rua, nem prestou atenção aonde colocou as mãos e quer ir pegando o bebezinho? Não pode. Sempre que entrar na casa de alguem que acabou de ter um nenezinho, peça para lavar as mãos. A mãe já vai ficar bem mais segura, caso você faça um carinho no bebe. 
Bebes são muito sensiveis, então, vale aquelas regrinhas básicas de não usar nada que tenha odor muito forte, como cremes, perfumes, etc.
NÂO FUME. Ah, essa é fundamental. Acho que ninguém fumaria durante uma visita a uma recém nascido, mas tem que se lembrar de não fumar nem antes de ir. Se você é fumante inveterado, planeje bem a sua visita. Fume seu cigarro, depois escove os dentes, lave bem o rosto e as mãos e troque de roupa, pelo menos a blusa, pois assim você estará diminuindo as chances do bebe entrar em contato com os poluentes presentes no cigarro. E, de quebra, se você for um parente próximo do bebe, como um avô, uma avó, uma tia, vai te ajudar a parar de fumar! 

4) Cuidado com as fotos.
Ao tirar fotos, não use flash, por que a luz forte incomoda o bebe e pode desperta-lo se estiver dormindo, o que vai atrapalhar a rotina dele e da família. 
Não poste fotos do bebe em redes sociais sem solicitar para a mãe antes e principalmente se a mãe não usar esse tipo de mídia. Se a mãe não tem conta no facebook, provavelmente é porque ela não gosta desse tipo de exposição, então, não poste uma foto do filho dela, principalmente sem autorização. 

5) Não atrapalhe a rotina do bebe.
Nesses primeiros dias, os pais estão se esforçando para "ensinar" ao bebe o que é dia e o que é noite, estão tentando que ele não se acostume no colo, etc... Então, se o bebe estiver dormindo, não fique cutucando o bebe, pegando na mãozinha, fazendo carinho na cabeça. Bebe é para olhar. quanto mais mexe, mais atrapalha a rotina dele. Depois que ele ficar maiorzinho, teremos todo tempo do mundo pra pegar no colo.

6) Dê privacidade.
No momento dos cuidados com o bebe, deixe que a mãe tome conta sozinha, a não ser que ela te chame, peça sua companhia. Muitas mães ainda estão inseguras com os cuidados com o bebe e podem ficar ainda mais constrangidas se tem alguém observando, principalmente se essa pessoa começa a "tentar ajudar", dizendo como ela deve fazer pra trocar as fraldas, como deve passar a pomada, como deve segurar o bebe. Mãe e bebe precisam de um tempo para se entender. Respeite.
No momento da amamentação. Esse é um momento muito delicado. As mamas estão volumosas e doloridas, o bebe tem dificuldade para pegar, a mãe esta estressada com o leite que não desce... São muitos os fatores que podem interferir na amamentação, então, é um momento que a mãe e o bebe precisam de sossego. Nessa hora, o melhor que você pode fazer para ajudar é dar espaço para mãe e bebe se conhecerem, sozinhos. 

7) Seja breve.
Os primeiros dias com o bebe podem ser muito exaustivos, então, não prolongue sua visita. Esse definitivamente nao é o momento de colocar o papo em dia. Lembre-se que as noites na casa do bebe recém nascido estão sendo muito complicadas, pai e mãe tem dormido pouco, e estão cansados. O momento que o bebe dorme, não é a hora de ficar horas batendo papo, é hora de todos descansarem também. 

8) Ofereça ajuda e efetivamente ajude.
Quando for visitar o bebe, seja sincero ao perguntar no que pode ajudar e pense em tudo o que você pode efetivamente ajudar. Que tal ligar antes de ir e perguntar se eles precisam que você aproveite e leve alguma coisa? As vezes, eles teriam que sair só pra comprar um pacotinho de algodão. Você pode ajudar! 
Se te ofereceram um cafezinho, que tal ajudar a tirar a mesa, e ainda lavar sua xicara? Alguem vai ter que fazer isso depois que você for embora.

9) Agende a visita
Parece brincadeira, né?! Como se o bebe tivesse muitos compromissos!! Na verdade, o importante é saber o melhor momento para ir, e nunca chegar de surpresa!! 
Vai ser muito mais tranquila e agradável a sua visita se os pais do bebe puderem se preparar antes e assim evitar que você chegue no meio do banho, da amamentação, ou em qualquer outro momento delicado. 

Mas, acima de tudo isso, quando for visitar um recém-nascido, lembre-se que cuidar do bebezinho, amamentar, dormir muito mal e muito pouco, manter-se alerta e preocupada 24h por dia, tudo isso pode ser extremanete exaustivo, então, aproveite para levar alegria, incentivo e apoio. Presentes são uma gentileza, mas não são indispensáveis. Pequenas ações de carinho, como pegar um copo de água quando a mãe estiver amamentando já fazem um bem enorme!


Eu e a minha prima Andrea poucos dias antes do Vince nascer! Mal sabia ela que seria a próxima!! Rsss



Um comentário:

Jussara Domingues Dourado disse...

Seja bem vindo meu priminho Rafa. Q Deus e os anjos te abençoe e seus pais Paulo e Andrea com muita luz e amor. Te amamos.